"A Arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica." Jerzy Grotowski


domingo, 13 de julho de 2008

TEATRO: DAD - "PROJETO 1: DESEJO" - julho de 2008

     Participei do trabalho PROJETO 1: DESEJO, com direção de Júlia Rodrigues, que foi o trabalho de graduação de algumas colegas, e também foi quando batizamos nosso grupo de Barraquatro.
     O Grupo fez um grande Projeto Picasso em duas etapas, mas eu, infelizmente, só participei desta primeira etapa.
   As apresentações ocorreram em Julho de 2008 na Sala Alziro Azevedo, no Departamento de Arte Dramática, UFRGS.


Fotos: Adriana Donato



O DESEJO de Picasso

Carrego estas marcas em meu corpo, elas estão vivas, gritam e cantam e me impedem de tomar o trem das oito e quarenta e cinco
Partindo do texto O Desejo Pego Pelo Rabo de Pablo Picasso, recorrendo também ao legado artístico e histórico do autor, o grupo Barraquatro inclui à sua montagem textos de Clarice Lispector e Frederico Garcia Lorca para construir uma nova dramaturgia.
Projeto 1: Desejo é calcado no jogo dos atores, através da exploração de noções de presença cênica e improvisação, em busca de um ator-jogador e da não representação psicológica de personagens, flertando às vezes com a performance. Para evidenciar este jogo, o espaço é vazio e a cenografia simples e econômica: três cadeiras e três bancos de madeira que se transformam sob o olhar do público, sem contar com acortinados ou coxias.
Através deste jogo o espetáculo propõe-se a brincar com a sensoriedade do espectador, valendo-se da construção de imagens, de ambientes sonoros, iluminação e trilha sonora precisas e cuidadosamente escolhidas.
Abordando as necessidades básicas do homem - da fome ao amor - através do jogo entre ator e espectador, o espetáculo explora o universo do desejo, no qual também se inserem os nossos desejos de experimentação cênica enquanto estudantes de Teatro e artistas em (trans)formação.

SINOPSE

Na pista do inesperado texto de Pablo Picasso, o grupo Barraquatro dá formas ao espaço invisível das nossas necessidades primeiras. Seis mulheres, um homem, um mesmo espaço e as relações provenientes desta situação. O jogo entre os atores preza a vivacidade da ação e conduz o espetáculo. A montagem vale-se da construção de imagens e ambientes a partir do uso de elementos ora oníricos, ora extremamente concretos – como o fogo e a água – para completar-se no imaginário do espectador. Nas trajetórias entre a fome e o amor, o grupo inicia também um caminho em busca de identidade e linguagem. Bom apetite!









Essa foto é da amiga da Dani, Lílian:


Ensaio (adoro!):


Direção: Júlia Rodrigues
Orientação: Irion Nolasco (Direção) e Gisela Habeyche (Atuação)
Projeto 1 Desejo:
Elenco:
Carolina Pommer
Cibele Donato
Daniela Dutra
Juliana Morosini Dias
Kaya Rodrigues
Sofia Schul
Ricardo Zigomático