"A Arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascenção que nos torna capazes de emergir da escuridão para uma luz fantástica." Jerzy Grotowski


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TEATRO: "BLUES BEAT" - ESTÁGIO II - agosto de 2009

     Eis que chega o momento de fazer o trabalho de graduação, o qual chamamos de Estágio II. No final de 2008 comecei a estudar o universo do Blues e do Jazz para inspirar-me e então conheci o escritor da Geração Beat, Jack Kerouac, e minhas ideias transformaram-se. Chamei dois colegas para me dirigir: Júlia Rodrigues e Daniel Fraga. Fomos em busca de mais dois atores: Italo Cassará e Frederico Vasques (também tentei o Ricargo Zigomático, do projeto Desejo, mas este não pode). Então, com este grupo formado, a partir de abril começamos a pesquisar formas de atuação, improvisação, e a obra de Jack Kerouac (On The Road, Os Vagabundos Iluminados, Tristessa, Os Subterrâneos), entre outros.
     Em agosto de 2009 apresentamos BLUES BEAT em uma curta temporada de seis apresentações na Sala Alziro Azevedo, no Departamento de Arte Dramática, UFRGS.


Fotos: Adriana Donato

Sinopse:
   Uma viagem pelo universo de Jack Kerouac. Uma história de melancolia e inconformismo, lúdica e poética, sem uma trama, um tempo ou um espaço definidos.  Uma mulher e dois homens em uma estrada sempre em busca de algo que eles próprios desconhecem, atravessando terras e lugares, vivenciando as mudanças no mundo, e na bagagem apenas lembranças e sonhos. A partir de fragmentados momentos os personagens entrelaçam-se em relações de afeto e poder, encontros e despedidas, a liberdade e a co-dependência de pessoas sem lar. Um convite às sensações (e à reflexão) sobre as reviravoltas do ser humano, a quebra dos valores e essa busca incessante por vida. 





Estágio II de Cibele Donato

orientação: Irion Nolasco

com: Frederico Vasques e
Italo Cassará

direção: Daniel Fraga e
Júlia Rodrigues

livremente inspirado na obra de
Jack Kerouac

iluminação: Cláudia de Bem

   Blues é o lamento e o grito de paixão dos oprimidos. Beat é a batida frenética de um coração insatisfeito e faminto por vida. Blues Beat é uma ideia que partiu de mim e cresceu com o grupo que, em busca de uma linguagem própria, inspirou-se no improviso do blues e do jazz e na escrita espontânea e poética da Geração Beat, fazendo um paralelo com o trabalho de atuação. Um convite às sensações e à reflexão sobre o humano, valores, regras, sonhos, o movimento da vida e a busca pela liberdade. Assim fecho um grande ciclo, mas sigo sempre em busca daquilo... E você? O que você pensa da vida?

Agradeço muito aos meus colegas que toparam ir nessa viagem comigo, Dani, Júlia, Fredi e Italo; agradeço muito ao meu orientador Irion; Cláudia de Bem, Fabi Santos, a todo o grupo Barraquatro, minha super amiga Taiane, Pirajira, Renan, Abel, André Paz, Terezinha Santos, ao pessoal do Theatro São Pedro, família, pai, mãe, irmão e irmã, aos professores do DAD e a todos que assistiram e valorizam o teatro. Muito obrigada! Cibele - Agosto/2009